Dienstag, Oktober 03, 2006

Die Intelligenz

é um atributo essencialmente humano pois sua definição está moldada apenas nas construções mentais da espécie dita como pensante; até onde sabemos ou até onde conseguimos pensar? Um cão considerado inteligente é aquele capaz de entender melhor as mesquinharias da mente humana; aquele cujos dentes carrega o jornal até as mãos do seu supremo senhor; bravo patriarca que o manda deitar e quem sabe rolar sem nenhum motivo aparente mas com o legítimo propósito de testar sua inteligência. Dele? Do cão? Aquele que deita e rola é considerado um animal esperto.
Esperto? É aquele que age rápido, astuto. O inteligente é apenas um bom reprodutor de informações. Uma máquina que reproduza com quase perfeição as habilidades humanas é chamada uma "inteligência artificial". O artifício é uma astúcia, mas também pode ser uma afetação.
////__ __ __ __
uma falta de naturalidade.
(___ _______________________________ ___________ _ _)
O inteligente consegue captar com facilidade as relações entre o conjunto de dados conceituais diversos ao seu redor e aquilo que chamou-se razão, pois sempre há de chamar-se alguma coisa de alguma coisa, mesmo que não exista. Coisa ou definição?
O esperto não compreende, reduz. A inteligência é a capacidade de adaptar-se à situações e tarefas difíceis, a esperteza constitui-se da fuga sagaz e consciente das mesmas sem sofrer danos.
.
inteligência artificial em alemão se diz künstliche Intelligenz. Destaque para o vocábulo künst no início da palavra. Kunst significa Arte em alemão. Assim como no português, a ARTificialidade carrega coisa ou definição?

1 Kommentar:

Anonym hat gesagt…

que blog maravilhoso! amei o texto.