Montag, September 18, 2006

Fire walk with me; sombras, amarelo e vermelho.


Da série: em tempos de eleição, faça-se a reflexão.
De "Juventude Transviada" a "Gummo", passando por coisas terríveis como "Diário de um adolescente" e pérolas como "Ferris Bueller's Day Off", o retrato da juventude não mudou muito no cinema; a falta de consciência social continua sendo o tema preferido.
Foi rodado ontem pela Ulbra TV "Twin Peaks", que considero o melhor filme do gênero; Laura Palmer é o retrato da juventude pós cinquenta; amizades libidinosas, namorados excêntricos, diários com clips e meios de transporte cruciais. A presença de Laura Palmer se faz por metáforas da falta de atitude cidadã dos jovens; seus vetígios são sempre fúteis, românticos, bregas como uma flor azul na lapela. A busca de Laura Palmer é uma mulher de cara feia; hostil e pedante ao mesmo tempo que assumidamente retardada; é o vermelho amarelado e fugidio, obscurecido pela pressa de emoções fugazes.
A magia obscura e criminosa, o culto do "batuque", é o único resultado possível de tamanha redundância; a busca pelo bizzarro e a cultura da falta de sentido encontram o cume no desaparecimento do óbvio venerado; a jovem loira e bonita.

Keine Kommentare: