Donnerstag, September 14, 2006

Cinema

Jean Claude Carrière, roteirista de Luís Buñuel, escreveu em seu livro "A Linguagem Secreta do Cinema" que fazer um livro sobre cinema é como fazer um filme sobre literatura. Ontem estive lendo uma reportagem sobre a avalanche de blogs sobre cinema na internet e o suposto "perigo" da mesma, entrando no âmbito do que é "besteira" ou não, o que "é uma crítica de respeito" ou não, para depois indicar um série de "blogs sobre cinema que valem a pena". Nesse ponto concordo com Carrière, apesar de o próprio roteirista afirmar estar deliciosamente se contradizendo existe uma grande diferença entre falar sobre a história do cinema e resenhar filmes. O livro de Carrière está mais pra Jean Baudrillard, voltado para questão da hiper-comunicação e da influência do cinema desde seus primórdios, nos povos africanos, por exemplo, onde sessões eram exibidas gratuitamente e ocorriam epsódios semelhantes a correria que suscitou a primeira sessão dos irmãos Lumiére. Ou seja, é um livro sobre o impacto da dita sétima arte nos povos e , também, nas outras artes. Muito interessante a opinião do autor sobre o video-clipe, por exemplo, que desperta talvez uma outra discussão; sobre os filmes transformados em video-clipe-gigante, como os do diretor Wes Andersen ("Rushmore" e "Os Excêntricos Tenembauns", por exemplo).
A interesecção da música com a imagem acabou criando uma geração de viciados em impacto imediato de emoções, os "MTV freaks"; nada de errado com video-clipes, inclusive alguns, como os dos Smashing Pumpkins, considero verdaderias obras cinematográficas. Mas o caminho inverso é extremamamente perigoso, assim como transformar blog em crítica cinematográfica, transformar cinema em super video-clipe é tarefa para poucos. Talvez só para Scorsese, que conseguiu filmar Bob Dylan em "No Direction Home" sem cair nos clichês de impacto musical.
A repotagem sobre os blogs,a saber:

3 Kommentare:

Marcelo V. hat gesagt…

Fui citado na coluna em questão; não sei se justamente _apenas sei que o meu é um dos primeiros, senão o primeiro blog exclusivamente dedicado ao cinema em língua portuguesa. Nunca tive a menor pretensão de escrever críticas de cinema no blog, apenas criar um ponto de encontro para amigos conversarem _os textos servem como pretexto para bater papo nos comentários. Curioso que eu criei o blog justamente porque tinha acabado de sair da Folha de S. Paulo (eu escrevia na Ilustrada) e queria continuar a escrever, mas sem as obrigações do profissionalismo. Quando sou pago para escrever, o resultado é muito diferente.

G hat gesagt…
Der Kommentar wurde von einem Blog-Administrator entfernt.
G hat gesagt…

Com certeza você foi justamente citado na reportagem mas como eu disse no post, estou falando dos blogs que, ao contrário do seu, que é muito despretensioso, pretendem fazer crítica cinematográfica. Até mesmo eu me surpreendi, depois de ler a repotagem, como uma pretensa crítica sem espaço, tive certo receio por ter escrito sobre cinema por aqui. Mas de maneira alguma te incluí nas críticas. Como você mesmo deu a entender, o seu blog é como um bate papo informal, e jamais tive outra impressão.