Sonntag, September 24, 2006

das Drama

"Que fiz eu para merecer isto?" é um filme de Almodóvar no qual a protagonista cultiva um lagarto chamado "Dinheiro", possui um filho adolescente traficante que falsifica assinaturas diversas, uma sogra que cultiva grossos galhos de árvore e garrafas de líquidos gasosos na dispensa, um marido taxista que mantém relações com escritores e senhoras suicidas alemãs e um filho caçula muito maduro e homossexual que é vendido pela mãe a um dentista pedófilo que possui um aparelho de som marca "Sony".
"O que você faria?" é outro filme na divertidíssima língua espanhola no qual pretensos empresários são humilhados por eles mesmos com objetivos não muito diferentes dos que carregam ilusoriamente os traficantes de drogas e as mães de família problemáticas que cheiram a cola da parede esporadicamente.
O trabalho é sempre humilhante pois traz consigo a necessidade de provar eficiência aos superiores. E o que são superiores? Talvez câmeras de Big Brother não mais controladas por apenas um grande irmão e sim por um exército bem organizado de Little Sisters de calcinha e sutiãs rendados ao estilo novo gótico controlando a atração exercida nos cérebros masculinos e new-femininos interessados mais na cobiça do que na obtenção do bem desejado, ou ainda o macho patriarca contemplando sua prole e suas variadas relações humanóides através de máscaras que cegam. E os inferiores? Estes sempre acabam num ponto de interrogação.
?
Interrogar é inquirir a consciência. Por que o título do filme "El Método" não foi traduzido simplesmente para "O método" e sim para "O que você faria?"?
A pergunta é sempre dramática pois é incompleta em si mesma, carrega sempre consigo o peso de incontáveis possíveis retornos; a pergunta é a angústia de reação. Em um país como o Brasil é interessante a discussão a respeito da necessidade de impor drama aos títulos de filme tão objetivos como este em questão.

Keine Kommentare: