Montag, März 05, 2007

Sunday you need love Monday be alone

A TRIO (banda de rock alemã que acabou hit da Volkswagen e da Coca-Cola usando apenas uma guitarra, uma bateria e um vocal cômico) começou em 1981 e acabou em 1985, talvez por isso muitas vezes seja inserida em um movimento chamado Neu Deutsch Welle (nova onda alemã). A Neu Deutsch Welle era a princípio um movimento underground influenciado pelo punk rock inglês, a música new wave e, principalmente, influenciado pelo som e o ritmo peculiar da língua alemã, mas, como era de se esperar, tudo acabou em "mamãe de bandas de um só hit". Uma representante da nova onda alemã é a banda Mittagespause (a pausa do almoço).

Ainda sobre a TRIO, destaque para os hits Sunday you need love Monday be alone e Ja Ja ja.

[If you won't be my brother whatchu wanna be]
[If you won't be my sister whatchu wanna be]

O texto por trás de Ja ja ja fala de encontros, desencontros, maquiagem, consumismo e álcool, enquanto Sunday you need love está mais para cafajestes convictos (assim como ja ja ja está para as pedras voadoras). O Clã das Adagas Voadoras é o nome de um filme chinês no qual as pessoas voam; movimento caracterizado pelo simples manter-se aéreo, por meio de asas e máquinas, ou ainda, um sinônimo para a locomoção surpreendentemente rápida.

[As mulheres que cuidam de cachorros nos contos argentinos acabam tornando-se mães de aluguel de defunto.]

É sempre necessário um aquecimento prévio antes ou durante o falar do que importa: quem sabe um dia sentirei saudades dos meus tempos de universitária otária.

[Subir e descer escadas que são bafos e tiros de gritaria e tinta. Descer e voltar à calçada movediça e seus moradores com cheiro de grama molhada que sinto do alto dos meus passos quentes.]


Eu não gosto de estar sempre no mesmo ambiente; o apego não é nada além de uma simpatia. Fácil é uma palavra que não pertence ao vocabulário adulto. Acomodar-se é fácil, desistir também; desistir é tão maduro quanto um cigarro velho.

Eu hoje vim olhando as casas, as pessoas, as vozes e os calores; queria contar de tudo isso e do sufoco de não imaginar o grito. E então percebi que o grito não pode ser imaginado, criado, dialogado e todos esses ados e ervas da convenção social. O grito não tem explicação, não tem alarde, não tem cor e não tem bom gosto. O grito está sozinho. Ja, ja, ja.

2 Kommentare:

Anonym hat gesagt…

"Fácil é uma palavra que não pertence ao vocabulário adulto" - essa frase conheço bem.
O tédio é coisa crônica, aquela batida de leve antipática da palma da mão quase não tocando a boca que se estica num bocejo, segurar o bafo quando só o mundo dos sonhos parece ter algo de novo a oferecer.
O mundo pode ser insuportávelmente chato ou excitante, depende do ânimo (ânima, animus). Torce o pescoço do rock. Ser blasé também enjoa.

Anonym hat gesagt…

"Fácil é uma palavra que não pertence ao vocabulário adulto" - essa frase conheço bem.
O tédio é coisa crônica, aquela batida de leve antipática da palma da mão quase não tocando a boca que se estica num bocejo, segurar o bafo quando só o mundo dos sonhos parece ter algo de novo a oferecer.
O mundo pode ser insuportavelmente chato ou excitante, depende do ânimo (ânima, animus). Torce o pescoço do rock. Ser blasé também enjoa.

5:08 AM