Sonntag, November 26, 2006

fatos fantasmas

"The leaders of men born out of your frustration."
(Joy Divison, 'leaders of men')

Ghost World+++ No estilo Tenembauns, o filme traz figurino cool e trilha sonora soando como lado B da MTV. Ainda assim vale a pena pela fina ironia de cenas como a de uma menina trabalhadora do interior que recém adquiriu sua casa própria mostrando à outra menina não trabalhadora do interior uma tábua de passar que pula de dentro do guarda-roupa e despula de volta; "Não é sensacional?" diz a loirinha magricela de peitos grandes e casaco cor de rosa à outra menina com quilos a mais de botinas e meia arrastão pretas.

Factotum++ No estilo adaptações que não dão certo o filme só prova que Chinaski, na tela ou no papel, não passa de uma soma interminável de empregos bomba, mulheres que conhece no bar e acaba dividindo teto e furor sexual de meia-idade, violências de fim de noite e visitas à corridas de cavalos.

Ainda assim, Bukowski é herói de uma geração, como Seymour de Ghost World era para a menina de botinas e meia arrastão pretas. Seymour era um colecionador de discos de Blues fracassado e Chinaski foi de empregado de fábrica de enlatados a açougueiro, ainda assim ambos tinham grana para beber e viver em casas cools e aconchegantes.
Ser um fracasso em cidades americanas parece sedutor.

7 Kommentare:

Pedro Lunaris hat gesagt…

espero, Gabriela,
que tu receba comentário em todas as épocas.

ufa.

G hat gesagt…

HUAHUAHUAHUAHUAHUAH

NÃO!


Não se sintam pressionados, por favor :D

G hat gesagt…

ou melhor, acho que não entendi (?)

bomqueiroz hat gesagt…

Estou passando casas cools, tendo dinheiro para beber, o resto que abixe!

pig hat gesagt…

O.o

Anonym hat gesagt…

Ghost World está no meu Top filmes.

Marcelo V. hat gesagt…

A loirinha magricela de peitos grande de "Ghost World" é a Scarlett Johansson. Mesmo assim não gostei do filme. Prefiro "Bad Santa" e "Crumb", do mesmo diretor.