Joe Buck saiu do Texas. Do you love me, Joe? Joe Buck foi à Nova York. You're the only one, Joe. Joe Buck conhece Dustin Hoffman, Joe Buck carrega uma mala com estampa de vaquinhas. You're so cult, Joe.
MIDNITE ao invés de MIDNIGHT, they're so cult.
["midnight cowboy", 1969.]
é muito mais um filme sobre dois rapazes (nem tão rapazes) decadentes (Dustin Hoffman/John Voight) rumo à morte do que um retrato da sociedade andarilha nova-iorquina. Tudo no filme remete à morte, desde as primeiras sequências (Joe matando/ressucitando as recordações do Texas - mesclando imagens da infância MORTA pela avó sedutora e flash-backs de relações sexuais) até a visita dos dois caubóis ao túmulo do pai do personagem de Dustin Hoffman, sem contar, é claro, aquilo que eu não vou contar(mas silêncio também é morte).
Um personagem começa onde o outro acaba (morte); a opulência estética e a ingenuidade de Joe Buck terminam onde começa a estética mutilada e a esperteza de Ratso(morte); o texas termina onde começa a metrópole lotada de sul-americanos (morte). A própria viagem é uma morte; um ambiente sempre substitui o outro não podendo o novo coexistir com as experiências do velho no mesmo tempo e espaço. Cada ambiente, para os michês e para os ladrões, é uma morte; precisa ser experimentado e encerrado. Um ambiente é um instante, e todo instante tem o falso status de único, ainda mais quando se chamam New York, Texas ou Califórnia; de qualquer forma, em qualquer lugar, o sonho americano dos zumbis nunca se concretizará, o que resta é transformá-lo em um bom lugar para morrer.
4 Kommentare:
Em português "Perdidos na noite", não é? Eu gosto muito deste filme...
eu fiquei com vontade de assistir
a melhor dupla(Joe Buck & Ratso Rizzo) de anti-heróis do cinema americano
ah e tem o som clássico ..."Everybody's Talking"(Harry Nilsson) *****
Kommentar veröffentlichen